Marco Regulatório do Fomento à Cultura: o agente cultural como protagonista das políticas
14/06/2024André Frade lança livro “Tiradentes e a Serra de São José” amanhã, 15 de junho, no Largo da Rodoviária
14/06/2024Onde o corpo torna-se poesia e o espaço, um palco sem limites. Dentre tantas expressões possíveis nas Artes Cênicas, a performance nasce na entrega de cada artista. Transcendendo a mera representação, vive intensamente cada gesto, cada palavra, cada silêncio. É um rito de presença, um encontro visceral entre o ser e o mundo, onde o efêmero se potencializa pelo olhar do outro.
Na Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena de 2024, tivemos a oportunidade de prestigiar Clara Fadel com sua criação, a performance Casulo. O trabalho se une ao ofício da tecelagem manual e a técnica de crochê, o desejo é tecer um casulo com as mãos diante do público. Produzida durante a pandemia de Coronavírus, um tempo de incertezas e receios, a criação incita a necessidade de inventar espaços. Imaginar futuros e semear a esperança foi estratégia de sobrevivência para a realidade que se colocava diante de nós.
O trabalho de Clara se aproxima de um dos principais pilares da Mostra Tiradentes em Cena: ocupar espaços! Em depoimento, Clara afirmou: “Pensar na arte fora dos espaços “convencionais” aproxima a arte da vida, do cotidiano e em geral rompe os limites do acesso, e possibilita que qualquer pessoa possa assistir ao trabalho.”
Acompanhe algumas fotos da apresentação e conte pra gente: onde você quer ver o Tiradentes em Cena nas próximas edições? Um bar, uma rua, uma escola. A escolha é livre!