As ruas estreitas com calçamento de pedra conduzem por entre casarios coloniais e igrejas barrocas, onde, durante o dia, o som das charretes ecoam num cenário emoldurado pela Serra de São José.

Datada de 1702, TIRADENTES foi um importante centro de exploração do ouro, levando-o ao seu esgotamento no final do século 18. Este período foi o suficiente para produzir um dos mais belos legados arquitetônicos coloniais encontrados no país, além de igrejas barrocas. Todo este conjunto acabou preservado graças a um longo período de esquecimento que a cidade enfrentou.

Em 1938, o centro histórico foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). A partir dos anos 1980, o turismo renasceu. E a cidade passou a se tornar cenário de novelas, seriados e filmes de época.

A já famosa culinária mineira, aqui, ganhou pitadas de sofisticação. Hoje, Tiradentes também é reconhecida como polo de alta gastronomia e palco de relevantes festivais culturais nas áreas de artesanato, design, cinema, teatro, fotografia, arte e música.