Edição Comemorativa do Tiradentes em Cena tem início com muito riso e alegria
09/12/2022Confira os premiados da sétima edição do Festival de Cenas Curtas
15/12/2022Lu Gatelli entrou em cena, no Jardim do Centro Cultural Yves Alves, com seu espetáculo “Nossa Senhora do Bom Humor”, a padroeira das palhaças, mostrando que o riso contagia e a simplicidade fascina. Lu Gatelli mostra a força e a poesia da palhaçaria feminina, e que, em um mundo repleto de responsabilidades e desafios, o riso torna a vida mais leve. A ação foi marcada pela interação com o público, especialmente pelo diálogo com as crianças presentes, e a pequena Sofia foi uma delas.
E hoje, 10 de dezembro, comemoramos o dia do Palhaço, e destacamos o protagonismo feminino na área. Lu, em entrevista para o Tiradentes em Cena, destaca que seu espetáculo foi criado em uma oficina da Karla Conká, uma das pioneiras da palhaçaria feminina no Brasil, convidando-nos a pesquisar e conhecer um pouco mais dos trabalhos das mulheres na arte circense.
Em “Maio, antes que você me esqueça”, o público se emocionou com a história de Hélio e Mauro, pai e filho. E foi impossível conter algumas lágrimas. Entre a memória e o esquecimento, qual é o espaço para o afeto? Hélio, o pai, sofre de uma doença que fragiliza a memória, e a falta de intimidade o distancia do filho. Percebemos que as relações familiares carregam conflitos, mas que o diálogo e um olhar mais sensível são pontes para a compreensão. Em cena, olhando as fotografias, memórias são resgatadas, como, por exemplo, aqueles momentos da infância dos filhos. A tensão vai dando espaço ao riso, e o abraço é a prova do mais terno afeto. O espetáculo nos mostra que o teatro tem o poder de provocar reflexões, redescobertas e um outro olhar sobre o nosso interior. O elenco contou com os atores Silvio Amaral e Maurício Canguçu.
No plano B, Ações Imprevistas mostrou a potência da arte coletiva, unindo a dança de Hana Brener, a música de Paulinho Bréu e a pintura de Adriano Alves. O som guiando os movimentos do corpo, o corpo inspirando a pintura, uma imersão sem fronteiras que só a arte proporciona. A ação, com estética contemporânea, é fruto de uma prática investigativa de pesquisa em arte e improvisação, tornando singular as possibilidades no processo criativo.
Amanhã (11/12), seguimos com mais ações, para fechar com chave de ouro nossa Edição Comemorativa.
Fotos: Maurício Seidl