Segundo dia de apresentações da Mostra de Artes Cênicas promove cultura para públicos diversos em Tiradentes
04/05/2024Ediçaõ de 2024 termina em música e com gostinho de quero mais!
13/05/2024Iniciamos o sábado ensolarado com uma Cena Encontro com Marcelo Castillo, no Encontro Cultural Latino Americano: Girart Connect. Realizado no Instituto Rouanet, foram discutidas experiências e expertises sobre produção cultural, com a experiência e bagagem rica de Castilho como plano de fundo.
Às 11h, A Menina e o Cuca, espetáculo do Grupo Instituto In-Cena, contou a emocionante história de uma jornada pelas estradas do Jequitinhonha e do Mucuri. A apresentação tirou suspiros dos presentes nos arredores do Palco SESC, localizado no Largo da Rodoviária.
No começo da tarde, foi momento de se aquilombar, com a Cena Encontro – Roda Ancestral. No Palco Instituto Cultura Vale, vários mestres discutiram sobre as dinâmicas da cultura negra racializada, pautando diversos debates pertinentes para a construção de uma consciência ativa.
Para aliviar os ânimos, o palhaço Pinico assume o Palco SESC. O riso correu solto, a criança se animou e tivemos uma tarde linda.
No foyer do Centro Cultural Yves Alves tivemos a performance Casulo. A personagem interpretada por Clara Fidel traz a sua intimidade e uma visão sobre seu relacionamento com o ambiente ao seu entorno.
Começando às 15h, grandes estrelas do teatro vieram nos prestigiar com seu depoimento. No auditório do Centro Cultural Yves Alves, Christiane Torloni e Monah Delacy conversaram sobre suas carreiras e compartilharam vivências.
Já na sequência, o Cortejo Da Mostra saiu da Igreja do Rosário, em direção ao Lago da Rodoviária, envolvendo todos no som do grupo Fanfarra Feminina Sagrada Profana, até chegar ao Palco SESC.
Na Taberna d’Omar, a peça Dois Perdidos Numa Noite Suja chocou o público com uma apresentação impactante e reflexiva. Retratando uma dupla que passa por sequênci3a de adversidades, os personagens trazem suas dores e questionamentos.
A banda Tata Chama e as Inflamáveis arrasaram com o show Fogo-Fátuo, no Palco SESC. Com músicas contagiantes e arranjos incríveis, abriram os espetáculos da noite em grande estilo.
O Jardim Centro Cultural Yves Alves, foi palco do espetáculo V de Magrela, denuncia de Deborah Lisboa sobre as diversas violência de gênero que as mulheres sofrem em seu dia a dia.
Cartas a Mozart trouxe música e arte para a Igreja do Rosário. A peça demonstra um lado pessoal e intimista daqueles que estudam artistas como projeto de vida, exaltando sua admiração através do espetáculo.
Às 21h no Palco Cultural Instituto Vale, Deixa Clarear, idealizado e atuado por Clara Santhana, encantou o público com sua narrativa rica. Um show de luzes e talento de todos envolvidos.
Encerrando a noite, tivemos DJ Gostosa tocando no Palco SESC. Com sua seleção impecável de hits, trouxe um pouco da Madonna para Tiradentes.
A 11º edição acabou, mas ainda eremos muitas ações durante ao ano. Se ligue nas redes e fique por dentro de tudo. 2025 tem mais!
Cobertura fotográfica no Flickr
Tiradentes em Cena – 11ª Edição | 02 a 05 de maio
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio Master: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Cemig
Parceria Cultural: Fecomércio MG Senac Sesc
Promoção Cultural: Jornal O Tempo
Apoio: Prefeitura Municipal de Tiradentes, Destino Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves, Iepha, Fundação Rodrigo Melo Franco, Campus Cultural UFMG, Procult, IPHAN, Centro Cultural Aimorés e Instituto Cultural Rouanet
Realização: Tiradentes em Cena, Nina Capel Gestão Cultural e Governo Federal
Ministério da Cultura – Governo Federal