11º edição do Tiradentes em Cena tem ínicio com abertura triunfal!
03/05/2024Penúltimo dia da 11º edição do Tiradentes em Cena oferece imersão artística gratuita e acessível
13/05/2024Nossa sexta-feira, 3 de Maio, começou mais cedo. Já às 8h30, o espetáculo Contos do Príncipe, interpretado pelo ator Júnior Dantas, trouxe saberes e tradições africanas para o público infantojuvenil tiradentino. Realizado no Jardim Museu Padre Toledo, a ação foi feita para os alunos da Escola Marília de Dirceu.
Às 10h, o espetáculo Okan, realizado pelo Grupo Teatro de Pedra, tomou lugar no Centro Cultural Yves Alves. O espetáculo retrata a ancestralidade por meio da história de uma família do interior de Minas Gerais, dialogando com a cultura de seus ancestrais africanos.
Às 14h, Heloísa Marina, atriz, produtora, pesquisadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou uma “Cena Encontro” no Largo da Rodoviária. Além da conversa, também rolou a venda do livro que inspirou o debate, também escrito por ela.
Logo em seguida,tivemos Drummond pelos Cantos com o Grupo e Instituto In-Cena. Pautado em uma mistura de performance musical, poesia e teatro, é ambientado no universo poético de Carlos Drummond de Andrade. Além da apresentação no Palco Sesc, o grupo seguiu caminho para o Abrigo de Idosos da cidade, emocionando a todos presentes.
No Instituto Rouanet, tivemos mais uma Cena Encontro, protagonizada pelo fotógrafo Guto Muniz, criador da plataforma Trilhas de Cena, junto à crítica de teatro e curadora Danielle Avila. Discutiram sobre as diferenças geracionais e preservação de acervos.
Nosso fim de tarde foi embalado pela doce voz de Barbara Fialho, acompanhada de DJ Cia e Sandrão RZO. Os três realizaram uma apresentação que transcende gêneros musicais e fronteiras, dando visibilidade aos artistas regionais.
A noite começou agitada, com duas apresentações simultâneas. Uma com a nossa adorada Concessa, realizada no Palco Sesc, para aqueles que procuravam algo mais leve. Lá no Centro Cultural Yves Alves, Diário de um Órfão, estreia nacional da peça de Saulo Rocha, com participação especial de Luellem de Castro.
Caminhando para o fim das apresentações,Paulo Betti encena “Autobiografia Autorizada” no Palco Instituto Cultural Vale. Retrata a trajetória do artista em um tom bem humorado, envolvendo os presentes em suas diversas brincadeiras em tom saudosista a própria trajetória.
Para finalizar a noite, Marcelo Veronez cantou “Não sou nenhum Roberto” em homenagem aos clássicos do Rei da Música brasileira. A inebriante apresentação foi um esquenta para a festa oficial do evento no Plano B, onde Marcelinho da Lua e DJ Nano mixaram a pista até o sol raiar!