As tradicionais charretes de Tiradentes serão substituídas por versões elétricas
04/06/2024Marco Regulatório do Fomento à Cultura: o agente cultural como protagonista das políticas
14/06/2024Cada uma das mais de 30 apresentações que aconteceram na 11º edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena são elaboradas ao longo de vários meses. Cada peça, show e oficina são minuciosamente cuidados para que você usufrua do melhor das artes cênicas durante 4 dias mágicos.
Nosso #TBT de hoje lembra o lançamento nacional da peça Diário de Um Órfão, um mergulho profundo no Teatro Documental e Teatro Ritual. O espetáculo acompanha a jornada de um jovem homem em busca de curar sua criança interior.
No palco, Saulo Rocha compartilha conteúdos de 13 cadernos escritos desde a adolescência: diários, poemas, músicas e reflexões sociais de um artista carioca de família mineira, que perdeu os pais na primeira infância. A peça contou com a participação especial de Luellem de Castro, atriz com 20 anos de carreira e destaque em produções como “Malhação” e “Encantado’s”, dando um toque especial à apresentação.
Em depoimento, Saulo compartilhou: “Estrear Diário de Um Órfão em Tiradentes foi a realização de um sonho pessoal, pois tive a presença de familiares e amigos que nunca tinham me visto em cena ou conversado sobre minha orfandade. Participar do Tiradentes em Cena foi essencial para as ações em prol da causa órfã. A presença da população tiradentina e dos gestores públicos foi muito gratificante”
Os próximos passos do projeto incluem uma temporada de estreia no Rio de Janeiro e a apresentação de um projeto de lei, em que Tiradentes terá oportunidade de se tornar a primeira cidade no Brasil a ter um cadastro para conhecer e quantificar crianças e adolescentes órfãos.
Cada apresentação é uma oportunidade única de diálogo e divulgação de um tema muito importante e ainda invisibilizado. No Tiradentes em Cena, todo o valor arrecadado com a entrada da peça foi revertido em forma de doação para a ONG Nasci para Brilhar, projeto que Saulo faz parte.